5º Domingo da Quaresma
.jpg)
Invocar Nossa Senhora para rezar comigo e por mim.
Invocar São José para rezar comigo e por mim.Antes da missa
Oferecer a missa em:
Adoração, agradecimento, pedido de perdão dos pecados pessoais e do mudo todo, petições.
Ato de contrição
Meu Deus, porque sois infinitamente bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido, ajudai-me a não mais tornar a pecar
Comunhão Espiritual
Oh meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós. Mas como não posso receber-Vos agora, de maneira Sacramental, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração (pausa).
Abraço-me convosco, uno-me a Vós inteiramente. Não permitais que eu me separe de Vós. Oh Jesus, sumo bem e doce amor meu, vulnerai e inflamai o meu coração, a fim de que esteja abrasado em Vosso amor para sempre. Amém.
5º Domingo da Quaresma
Sempre trazer à memória durante a missa os 4 pontos e amor de Deus por nós em nos deixar seu sacrifício, imaginar que está atrás do padre (que está rezando e oferecendo o sacrifício por todo o povo)
(De pé) - Antífona de entrada
SAUDAÇÃO
Espírito Santo.
T. Amém.
P. A graça de nosso Senhor Jesus
Cristo, o amor do Pai e a comunhão
do Espírito Santo estejam convosco.
T. Bendito seja Deus que nos reuniu
no amor de Cristo
(De joelhos) - Ato penitencial
Eu pecador me confesso a Deus
t o d o - p o d e r o s o, à b e m -
aventurada sempre Virgem
Maria, ao bem-aventurado são
Miguel Arcanjo, ao bem aventurado são João Batista, aos
santos apóstolos são Pedro e são
Paulo, a todos os Santos e a vós,
Padre, porque pequei muitas
v e z e s, p o r p e n s a m e n t o s,
palavras e obras,
por minha culpa, minha tão grande culpa,
minha máxima culpa. Portanto,
rogo à bem-aventurada Virgem
Maria, ao bem-aventurado são
Miguel Arcanjo, ao bem aventurado são João Batista, aos
santos apóstolos são Pedro e são
Paulo, a todos os Santos e a vós,
Padre, que rogueis por mim a
Deus Nosso Senhor
Senhor, tende piedade de nós (3x)
Cristo, tende piedade de nós (3x)
Senhor, tende piedade de nós(3x)
(De pé) - Oração do dia
Senhor nosso Deus, dai-nos, por vossa graça, caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.(Sentado) Primeira Leitura (Ez 37, 12-14)
Leitura da Profecia de Ezequiel
Assim fala o Senhor Deus: “Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço — oráculo do Senhor”.(Sentado) Salmo Responsorial (Sl 129)
R. No Senhor, toda graça e redenção!
— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece! R. No Senhor, toda graça e redenção!— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero. R. No Senhor, toda graça e redenção!
— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora. R. No Senhor, toda graça e redenção!
— Espere Israel pelo Senhor, mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. R. No Senhor, toda graça e redenção!
— Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa. R. No Senhor, toda graça e redenção!
(Sentado) – (Rm 8, 8-11. )
Leitura da Carta de São aos Romanos
Irmãos: 8Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 10Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. 11E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós.— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
(De pé) - Aclamação ao Evangelho
R. Glória a vós, ó Cristo, verbo de Deus.ó
Eu sou a ressurreição, eu sou a vida. Quem crê em mim não morrerá eternamente. (Jo 11, 25a. 26)R. Glória a vós, ó Cristo, verbo de Deus.ó
Evangelho (Jo 11, 1-45 )
V. O Senhor esteja convosco.
R. E com teu espírito.
V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
R. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1havia um doente, Lázaro, que era de Betânia, o povoado de Maria e de Marta, sua irmã. 2Maria era aquela que ungira o Senhor com perfume e enxugara os pés dele com seus cabelos. O irmão dela, Lázaro, é que estava doente. [3As irmãs mandaram então dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”.4Ouvindo isto, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. 5Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. 6Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. 7Então, disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judeia”.]
8Os discípulos disseram-lhe: “Mestre, ainda há pouco os judeus queriam apedrejar-te, e agora vais outra vez para lá?” 9Jesus respondeu: “O dia não tem doze horas? Se alguém caminha de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo. 10Mas se alguém caminha de noite, tropeça, porque lhe falta luz”. 11Depois acrescentou: “O nosso amigo Lázaro, dorme. Mas eu vou acordá-lo”. 12Os discípulos disseram: “Senhor, se ele dorme, vai ficar bom”. 13Jesus falava da morte de Lázaro, mas os discípulos pensaram que falasse do sono mesmo. 14Então Jesus disse abertamente: “Lázaro está morto. 15Mas por causa de vós, alegro-me por não ter estado lá, para que creiais. Mas vamos para junto dele”. 16Então Tomé, cujo nome significa Gêmeo, disse aos companheiros: “Vamos nós também para morrermos com ele”. [17Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias.] 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão.
[20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?”
27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.] 28Depois de ter dito isto, ela foi chamar a sua irmã, Maria, dizendo baixinho: “O Mestre está aí e te chama”. 29Quando Maria ouviu isso, levantou-se depressa e foi ao encontro de Jesus. 30Jesus estava ainda fora do povoado, no mesmo lugar onde Marta se tinha encontrado com ele. 31Os judeus que estavam em casa consolando-a, quando a viram levantar-se depressa e sair, foram atrás dela, pensando que fosse ao túmulo para ali chorar. 32Indo para o lugar onde estava Jesus, quando o viu, caiu de joelhos diante dele e disse-lhe: “Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido”. 33Quando Jesus a viu chorar, e também os que estavam com ela, estremeceu interiormente, [(Jesus) ficou profundamente comovido 34e perguntou: “Onde o colocastes?” Responderam: “Vem ver, Senhor”. 35E Jesus chorou. 36Então os judeus disseram: “Vede como ele o amava!”
37Alguns deles, porém, diziam: “Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?” 38De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra. 39Disse Jesus: “Tirai a pedra!” Marta, a irmã do morto, interveio: “Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”. 40Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?”
41Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. 42Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste”. 43Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!” 44O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!” 45Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.]
— Glória a vós, Senhor.
(Sentado) - HOMÍLIA
(De pé) - Credo
CREIO em um só Deus. Pai, todo
poderoso, criador do Céu e da Terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho unigênito de Deus. Nascido do
Pai, antes de todos os séculos. Deus
de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro
de Deus verdadeiro. Gerado, não
feito, consubstancial ao Pai, por meio
de Quem foram feitas todas as coisas.
Que por nós, homens, e por causa de
nossa salvação desceu dos Céus.
Aqui se genuflecte
E se encarnou pelo Espírito Santo
em Maria Virgem e se fez homem.
Também por amor de nós foi
crucificado, sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado. Ressuscitou
ao terceiro dia, conforme as
Escrituras. Subiu aos Céus, onde está
sentado à direita do Pai. Donde virá
de novo, em sua glória, para julgar os
vivos e os mortos e cujo reino não
terá fim. Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida, e procede do
Pai e do Filho. Que com o Pai e com o
Filho é igualmente adorado e
glorificado: ele o que falou pelos
profetas. Creio na Igreja, una, santa,
católica e apostólica. Professo um só
Batismo, para a remissão dos
pecados. Espero a ressurreição dos
mortos
faz-se o sinal da cruz
E a vida + do século futuro. Amém
(De pé) - (na hora das preces)
Ato de contrição
Meu Deus, porque sois infinitamente bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido, ajudai-me a não mais tornar a pecar
Comunhão Espiritual
Oh meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós. Mas como não posso receber-Vos agora, de maneira Sacramental, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração (pausa).
Abraço-me convosco, uno-me a Vós inteiramente. Não permitais que eu me separe de Vós. Oh Jesus, sumo bem e doce amor meu, vulnerai e inflamai o meu coração, a fim de que esteja abrasado em Vosso amor para sempre. Amém.
(Sentado) - Antífona do Ofertório
Quero louvar-vos com sincero coração. De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei! Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor. (Cf. LH: Sl 118, 7. 10. 17. 25)
(De pé) – Oração
Orai irmãos, para que o meu
sacrifício, que também é vosso,
seja aceito e agradável a Deus Pai
Onipotente
R. Receba, o Senhor, de vossas
mãos este sacrifício, para louvor
e glória de seu nome, para nosso
bem e de toda a sua santa Igreja.
(De pé) - Sobre as Oferendas
Deus todo-poderoso, concedei aos vossos filhos e filhas que, formados pelos ensinamentos da fé cristã, sejam purificados por este sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor.
(De pé até o santo)
(De joelhos) – Santo
Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos Exércitos. A Terra e o Céu estão cheios da Vossa glória. Hosana no mais alto dos Céus. faz-se o sinal da cruz Bendito O que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!
(De joelhos até o pai nosso)
(De pé) - Pai nosso
Pai nosso, que estais nos céus,
santificado seja o Vosso nome,
venha a nós o Vosso reino, seja
feita a Vossa vontade, assim na
terra como no céu. O pão nosso
de cada dia nos dai hoje, e
perdoai-nos as nossas dívidas,
assim como nós perdoamos aos
nossos devedores. E não nos
deixeis cair em tentação,
℟. Mas livrai-nos do mal
(De pé até o cordeiro)
(De joelhos) – Cordeiro
Cordeiro de Deus, que tirais o
pecado do mundo,
℟. Tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o
pecado do mundo,
℟. Tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o
pecado do mundo,
℟. Dai-nos a paz
Eu pecador me confesso a Deus
t o d o - p o d e r o s o, à b e m -
aventurada sempre Virgem
Maria, ao bem-aventurado são
Miguel Arcanjo, ao bem aventurado são João Batista, aos
santos apóstolos são Pedro e são
Paulo, a todos os Santos e a vós,
Padre, porque pequei muitas
v e z e s, p o r p e n s a m e n t o s,
palavras e obras,
Bate-se no peito três vezes
por minha culpa, minha tão grande culpa,
minha máxima culpa. Portanto,
rogo à bem-aventurada Virgem
Maria, ao bem-aventurado são
Miguel Arcanjo, ao bem aventurado são João Batista, aos
santos apóstolos são Pedro e são
Paulo, a todos os Santos e a vós,
Padre, que rogueis por mim a
Deus Nosso Senhor
Senhor, tende piedade de nós (3x)
Cristo, tende piedade de nós (3x)
Senhor, tende piedade de nós(3x)
O celebrante volta-se para o altar, genuflecte e ergue a Hóstia para o povo, dizendo:
Eis o Cordeiro de Deus; eis O que
tira os pecados do mundo.
bate-se no peito três vezes, enquanto
repete, como o centurião
Senhor, eu não sou digno de que
entreis em minha casa, mas
dizei uma só palavra e a minha
alma será salva (3x)
(De pé) - Antífona da Comunhão
Todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre, diz o Senhor. (Jo 11, 26) (De joelhos e na boca) – Comunhão
(De joelhos) – Faz-se a ação de graças relembrando a meditação eucarística do dia e fazendo petições.
(De pé) - Depois da Comunhão
Enquanto fazem os avisos e etc, continua-se a ação de graças
Alma de Cristo
Alma de Cristo, Santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó
bom Jesus, ouvi-me. Dentro de
Vossas chagas, escondei-me. Não
permitais que me separe de Vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me ir para Vós, para
que Vos louve com os vossos
Santos, pelos séculos dos séculos.
Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo
Jesus, de joelhos prostrado diante
de vós. Eu vos rogo e suplico com
todo o fervor de minha alma que
vos digneis gravar em meu coração
vivos sentimentos de fé, de
esperança e de caridade e, bem
assim, verdadeiro arrependimento
de meus pecados e firme propósito
de emenda enquanto considero em
mim mesmo e contemplo em
espírito as vossas cinco chagas,
tendo diante dos olhos essas
palavras que o profeta Davi pusera
em vossa boca, ó bom Jesus:
“Traspassaram as minhas mãos e
meus pés e contaram todos os
meus ossos”.
Oferta de si mesmo
Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória, o meu
entendimento e toda a minha vontade. Tudo quanto tenho e possuo, de Vós o
recebi: a Vós, Senhor, o entrego e restituo, para que disponhais de tudo segundo a
vossa santíssima vontade. Concedei-me só a vossa graça e o vosso amor, que isto
me basta, nem outra cousa desejo de vossa misericórdia infinita. Amen.
(De joelhos) – Benção final
P. O Senhor esteja convosco.
T. E com teu espírito.
Início do santo Evangelho +
sinal da cruz na testa, boca e peito
segundo São João
℟. Glória a Vós, Senhor.
No princípio era o Verbo, e o Verbo
estava com Deus, e o Verbo era
Deus. Ele estava no princípio com
Deus Todas as coisas foram feitas
por Ele, e sem Ele nada do que foi
feito se fez. Nele estava a vida, e a
vida era a luz dos homens. E a luz
resplandece nas trevas, e as trevas
não a compreenderam.
Houve um homem enviado de Deus,
cujo nome era João. Este veio como
Testemunha para dar testemunho da
luz, afim de que todos cressem por
meio dele. Não era Ele a luz, mas
veio para dar testemunho da luz. Ali
estava a Luz verdadeira, que ilumina
a todo o homem que vem a este
mundo. Estava no mundo, e o mundo
foi feito por Ele, e o mundo não O
conheceu. Veio para o que era seu, e
os seus não O receberam. Mas, a
todos quantos O receberam, deu-lhes
o poder de se tornarem filhos de
Deus, aos que crêem no seu Nome;
Os quais não nasceram do sangue,
nem do desejo da carne, nem da
vontade do homem, mas nasceram de
Deus.
Em honra ao mistério da Encarnação,
ajoelhemo-nos nas palavras seguintes
E o Verbo se fez carne e habitou
entre nós, e vimos a sua glória, glória
própria do Filho Unigênito do Pai,
cheio de graça e de verdade.
Ave Maria (3x)
Salve Rainha
Oremos
Deus, nosso refúgio e fortaleza,
olhai propício para o povo que a Vós
clama; e, pela intercessão da
gloriosa e imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus, de São José, seu
esposo, dos vossos bem-aventurados Apóstolos S. Pedro e S. Paulo
e de todos os Santos, ouvi misericordioso e benigno as preces que
Vos dirigimos para a conversão dos
pecadores, para a liberdade e
exaltação da Santa Madre Igreja. Por
Cristo Senhor Nosso.
Pequeno exorcismo de São Miguel
São Miguel Arcanjo, defendei-nos
no combate, cobri-nos com o vosso
escudo contra os embustes e ciladas
do demônio. Subjugue-o Deus,
instantemente o pedimos. E vós,
príncipe da milícia celeste, pelo
divino poder, precipitai no inferno a
Satanás e a todos os espíritos
malignos que andam pelo mundo
para perder as almas. Amém.
bate-se no peito a cada repetição
Sacratíssimo Coração de Jesus (3x)
℟. Tende piedade de nós
Nenhum comentário:
Postar um comentário